Os números comprovam: o Campeonato Brasileiro é (muito) mais equilibrado que a Premier League
O que podemos definir como um campeonato de futebol equilibrado? Muitos apontam o Campeonato Inglês sendo aquele que possui as melhores partidas, em que os times que disputam na parte de baixo da tabela conseguem criar dificuldades para os líderes na tabela. Mas será que essa é mesmo a realidade? Esta acaba sendo uma análise muito subjetiva. Precisamos confirmar isto através dos dados.
Um critério que podemos utilizar é avaliar a diferença de pontos entre a parte de cima e a parte de baixo da tabela; assim, quanto maior for a diferença de pontos, maior será a distância entre os melhores e os piores da competição. E é aí que podemos notar a real a diferença do Campeonato Inglês para o Campeonato Brasileiro, comprovando como no Brasileirão há uma distância bem menor dos líderes para os últimos colocados.
Nos gráficos a seguir, comparamos a diferença de pontos entre o 4º colocado e o 17º colocado do Brasileirão e da Premier Legue, entre 2006 e 2017:
Veja como, na Premier League, a diferença de pontos entre o 4º e o 17º quase sempre supera os 30 pontos, enquanto no Campeonato Brasileiro ela normalmente fica em torno de 20 pontos apenas. No Campeonato Inglês, normalmente a pontuação do 4º colocado é sempre muito alta, o que mostra que existe uma vantagem considerável dos líderes para o restante. Sendo assim, podemos concluir através do números que no Brasileirão realmente há uma diferença pequena entre o topo e parte de baixo da tabela, o que o transforma em um dos campeonatos de futebol mais equilibrados do mundo.