Entendendo as estatísticas do FIFA 22: jogadores mais completos

Entendendo as estatísticas do FIFA 22: jogadores mais completos

Entender quais são os melhores jogadores do FIFA 22 muitas vezes acaba se tornando uma tarefa muito complexa. Se você acha que basta escolher os jogadores pela nota geral (Messi 93, Lewandowski 92, Cristiano Ronaldo 91…) e que sempre a maior nota vai ser o melhor jogador, saiba que em alguns casos não é bem assim…. Vamos mostrar um exemplo.

Busquets x Emre Can

Como vocês podem observar abaixo a carta do Busquets tem 86 de avaliação geral. Mas como eles chegaram nessa nota? Será que é pela média dos seis atributos que ficam na parte de baixo da carta (ritmo, finalização, passe, condução, defesa e físico)? Vamos calcular:

Busquets (Barcelona): 42 + 62 + 79 + 80 + 82 + 75 = 420 / 6 = 70 (média)

Pelo jeito não é assim…

Podemos testar a hipótese de algumas características terem mais peso (por exemplo, drible, finalização e passe são calculados pela média de 6 atributos cada um, o que dá um total de 29 tipos de habilidade). Será que isso pode dar diferença?

Busquets (Barcelona): 2.054 / 29 = 71 (média)

Também está longe dos 86… Vamos testar com o Emre Can, que tem nota 82 de avaliação geral:

Pela média dos 6 atributos principais:

Emre Can (B.Dortmund): 78 + 78 + 78 + 80 + 84 + 87 = 485 / 6 = 81 (média)

Calculando pelos 29 atributos detalhados:

Emre Can (B.Dortmund): 2.295 / 29 = 79 (média)

Se a média de notas do Emre Can é melhor em praticamente tudo que o Busquets, então por que a nota geral do Busquets é mais alta? O FIFA tem alguns critérios como atributos mais importantes para a posição, reputação internacional do jogador… Pra quem quiser tentar entender, este artigo em inglês pode ajudar.

In game stats (IGS)

Pelo jeito então, como dissemos na introdução, essa nota geral pode não ser um bom parâmetro de avaliação para efetivamente melhor seu time no jogo. Então como encontrar os jogadores mais completos?

Para isso alguns sites especializados como o FUTBIN e o FUTWIZ criaram a avaliação “in game stats”, que simplesmente soma as notas de todos os 29 atributos dos jogadores dentro do game. É verdade que para um atacante ter bons atributos de defesa pode não ser tão importante e defensores não precisam ter boa finalização, mas este indicador é muito útil para encontrar os jogadores mais completos, que possuem todas as estatísticas avançadas.

Por esse critério a melhor carta é o Gullit, que é um dos jogadores favoritos dos “pro players”:

Sempre veja este indicador IGS para melhorar seu time no FIFA 22! As estatísticas nem sempre são o que parecem…

Referências:

Comments are closed.