Estatísticas de futebol: podemos confiar totalmente?
Você gosta de acompanhar sites que divulgam números e dados estatísticos de futebol? Alguma vez já percebeu que alguma informação foi divulgada de forma incorreta, ou pelo menos já parou pra pensar que isto pode acontecer?
Neste post iremos demonstrar alguns exemplos de estatísticas de futebol que foram divulgadas de forma diferente por alguns sites, e tentar explicar os motivos disso ocorrer. Nosso objetivo é ajudar você a interpretar os dados e entender as metodologias de captura e compartilhamento destes dados.
Listamos abaixo algumas estatísticas da partida Brasil 1 x 1 Suíça, realizada na 1ª fase da Copa do Mundo de 2018, e comparamos os números que foram divulgados no site da FIFA com relação a outros veículos. É importante citar que não estamos afirmando que a estatística oficial da FIFA seja a correta e nem questionando a credibilidade dos sites mencionados. Nossa intenção é apenas alertar para o fato de não existir um padrão com relação aos critérios de levantamento e análise dos dados de futebol.
Confira a seguir algumas diferenças divulgadas entre as estatísticas da partida:
1. Site oficial da FIFA x WhoScored
- Total de finalizações do Brasil: 20 x 21
- Total de finalizações do Brasil no alvo: 4 x 5
- Posse de bola do Brasil: 52% x 55%
- Passes certos da Suíça (%): 83% x 79%
2. Site oficial da FIFA x Footstats
Zonas de ataque da seleção brasileira (%):
- FIFA (site): 44% | 29% | 27%
- Footstats: 51,5% | 23% | 25,5%
3. Site oficial da FIFA x StatsZone
Passes certos e total de passes do Philippe Coutinho:
- FIFA (site): 66 | 72
- StatsZone: 69 | 77
Por que ocorrem estas diferenças?
Listamos a seguir 4 motivos que ajudam a explicar:
A) Metodologia
Cada provedor de informações possui seu método próprio de contabilizar os scouts e para o cálculo de cada estatística. O que é considerado um passe para uma empresa pode ser considerado um lançamento para outra, um lance para alguns é uma interceptação e para outros é desarme… O importante aqui é buscar entender o critério utilizado. Consulte o site ou plataforma da sua empresa favorita e confira qual é a metodologia utilizada por ela.
Exemplo: o site WhoScored traz um glossário para explicar a definição de cada estatística (confira no link).
B) O que parece igual pode não ser
Na comparação “site oficial da FIFA x Footstats” mostramos o gráfico de posse de bola do Brasil por setor do campo (do Footstats) e a visão “origem de ataque” (do site da FIFA). Será que as duas representam o mesmo levantamento? Avaliando atentamente os títulos dos gráficos podemos deduzir que podem ser estatísticas diferentes: uma é a posse de bola geral, e a outra é a posse de bola somente no campo de ataque.
A ideia aqui não é interpretar com exatidão o que cada gráfico quer mostrar. O importante é demonstrar como muitas vezes análises que parecem ser iguais podem ter pequenas diferenças. Logo precisamos prestar bastante atenção no título e nas descrições para entendermos o real sentido do que foi gerado.
C) Informações em tempo real podem sofrer revisões
Muitos sites atualmente trabalham trazendo informações em tempo real. Isso é muito bom, pois ficamos sabendo dos dados poucos segundos após a ocorrência deles. Porém estes números divulgados estão mais sensíveis a erro, pois provavelmente não foram revisados. Neste caso aguarde ou sugira uma revisão caso perceba que a informação não é precisa.
D) Erros acontecem
Mesmo com todos os fatores que explicamos que ajudam a entender as diferenças entre as análises, sempre vão ocorrer falhas. Por mais automatizado que seja o sistema de coleta dos dados e geração das análises, erros são inevitáveis. E quando alguma etapa do trabalho é manual, este risco aumenta. Portanto, sempre que você olhar uma estatística a achar o número estranho, desconfie. Talvez tenha realmente ocorrido um erro, e o feedback de todos é fundamental para aumentar a qualidade dos dados e das análises sobre futebol.
Referências: