A importância das 12 primeiras rodadas do Brasileirão 2018
Em campeonatos de pontos corridos geralmente dizemos que, para conquistar o título, o time precisa ter uma regularidade durante toda a competição, sem muitos altos e baixos. Mas será que alguma parte do campeonato tem um peso maior? No livro “Guardiola Confidencial” o técnico espanhol gerou a seguinte tese: “O título ganha-se nas últimas oito rodadas e perde-se nas oito primeiras”.
Em 2018 o Campeonato Brasileiro terá uma pausa para a Copa do Mundo após a 12ª rodada. E muitos clubes talvez estejam entrando neste período inicial do campeonato ainda em construção, sem um time pronto. Mas quanto um início ruim pode ser prejudicial? Adaptando então a “Lei do Guardiola” para a nossa realidade (de 8 para 12 jogos), realizamos o seguinte levantamento: qual era a posição do campeão na 12ª rodada de cada edição do Campeonato Brasileiro? E o líder na 12ª rodada, terminou em qual posição?
O campeão tem que estar entre os 8 melhores
Confira no gráfico a seguir qual era, na 12ª rodada, a colocação na tabela dos clubes que terminaram campeões:
Podemos observar os seguintes fatos:
- 53% dos clubes campeões eram os líderes na 12ª rodada;
- 73% dos clubes campeões estavam entre os 4 primeiros na 12ª rodada;
- Nas últimas oito edições, somente em duas o campeão não era o líder na 12ª rodada (Fluminense era 3º em 2012, Corinthians estava em 4º em 2015);
- O time campeão que estava na pior colocação na 12ª rodada foi o Flamengo em 2009, que era o 8º colocado.
Ou seja, se seu time na parada para a Copa do Mundo estiver longe do topo da tabela, é melhor você não contar mais com as chances de título…
O líder na 12ª rodada provavelmente será campeão ou vice
E se o seu time fechar este período pré-Copa do Mundo na liderança, ele tem muitas chances de ser campeão? Confira no gráfico abaixo:
Algumas curiosidades:
- De 2010 até 2017, em todos os campeonatos o clube que era o líder na 12ª rodada terminou como campeão ou vice;
- Somente em 20% dos campeonatos o líder na 12ª rodada terminou abaixo da 5ª colocação: Atlético-MG em 2009, Botafogo em 2007 e Ponte Preta em 2005 (no exemplo de 2005 vale lembrar que o campeonato tinha 42 rodadas).
Resumindo: se o seu clube “largar” as 12 rodadas iniciais do Brasileirão 2018, a probabilidade dele conseguir reagir depois da Copa do Mundo da Rússia será bem pequena…
Referências: