É o ingresso mais caro do Brasil, Flamengo!
“Estão tirando o torcedor comum dos estádios!”, “Futebol está se tornando coisa de elite!”. Estas frases estão se tornando comuns nas redes sociais. O preço dos ingressos praticados por alguns clubes, especialmente nas novas arenas, tem afastado uma parte dos torcedores dos estádios. A outra parte continua indo, mas reclama dos altos valores.
Analisando os números do Campeonato Brasileiro 2017, calculamos o valor do ticket médio (renda total dividida pelo público pagante da partida) para cada estádio. A grande maioria dos preços médios dos ingressos fica na faixa entre 20 e 30 reais. Porém, há exceções. Três estádios aparecem com ticket médio superior a 50 reais (dados atualizados até a 19ª rodada):
1º Luso Brasileiro (Ilha do Urubu): 66 reais
2º Allianz Parque: 64 reais
3º Arena do Corinthians: 54 reais
Vamos olhar com mais detalhes no gráfico abaixo, realizando uma comparação dos preços médios de Flamengo, Palmeiras e Corinthians ao longo dos jogos com o ticket médio dos jogos no Morumbi, por exemplo. Clique nas linhas dos gráficos para ver os detalhes:
Perceberam como a diferença do preços dos ingressos de Flamengo, Palmeiras e Corinthians para o São Paulo é enorme?
O argumento até poderia ser que o São Paulo está adotando ingressos promocionais pela sua situação no campeonato, mas qualquer outro clube que fosse utilizado na comparação com os três superiores, a distância seria parecida. E um ponto importante a se destacar é que Corinthians e Palmeiras têm as maiores médias de público do campeonato, e o Flamengo na Ilha do Urubu tem altas taxas de ocupação. Ou seja, estes ingressos caros não estão diminuindo a presença do público nestes casos.
A conclusão que podemos chegar é que Corinthians e Palmeiras estão se aproveitando bem de programas de sócio-torcedor e de suas arenas modernas. Já o Flamengo tem uma oferta reduzida de ingressos na Ilha do Urubu (capacidade pequena), e uma grande demanda (de sócios e demais torcedores). Embora isso financeiramente seja positivo para eles, por outro lado gera um afastamento de um grupo considerável de torcedores dos estádios.
Neste contexto, ficam as perguntas:
- Considerando este preço MÉDIO do ingresso de 60 reais por jogo (e mais as outras despesas), qual é o torcedor que vai conseguir ir aos jogos?
- Será que os clubes estão se preocupando com essa elitização do torcedor de estádio?
Iniciativas de colocar alguns setores do estádio com preço popular começam a surgir. Vamos aguardar se elas serão eficazes para esta questão.
Este post possui uma versão atualizada, que considera dados até o final do Campeonato Brasileiro 2017. Confira acessando o link a seguir: Análise final do preço dos ingressos do Campeonato Brasileiro 2017.