A zona de rebaixamento mais forte da história do Brasileirão por pontos corridos
O Campeonato Brasileiro de 2017 vem apresentando uma característica interessante: analisando pela pontuação, muitos clubes estão próximos da zona de rebaixamento. Na 26º rodada, a distância do Atlético-PR, 8º colocado, para o Sport, 17º colocado, é de apenas 4 pontos. Esta simples comparação já demonstra como o risco de rebaixamento existe para vários clubes. Porém os torcedores sempre fazem aquela conta: com 44 ou 45 pontos dá pra se livrar do rebaixamento, então basta confiar nos próprios resultados e atingir esta pontuação que o seu time não será rebaixado. Será que isso também se aplica ao Brasileirão 2017?
Fizemos um estudo das pontuações dos clubes que estavam na zona de rebaixamento na 26ª rodada, e descobrimos algo interessante: nunca os times do Z-4 tiveram uma pontuação média tão alta. A média de pontos entre o 17º, 18º, 19º e 20º colocado do Brasileirão, na 26ª rodada, é de 28,25 pontos! Ou seja, neste momento podemos considerar a zona de rebaixamento atual como a mais forte da história dos pontos corridos desde 2006 (quando o Campeonato Brasileiro passou a ter 20 clubes, o que permite uma comparação justa). Confira os detalhes no gráfico a seguir (as linhas em cinza são a média de pontuação do Z-4, perceba como a linha de 2017 é a mais alta):
Além da média de pontos do Z-4 ser alta, outros dois dados preocupam quem briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro 2017:
- A pontuação do Atlético-GO na 26ª rodada (25 pontos) é a 2ª melhor do 20º colocado nos pontos corridos – só perde para os 26 pontos que o Coritiba tinha nesta rodada em 2014. E o Coritiba naquele ano não caiu!
- A pontuação do Sport (30 pontos) é a 2ª mais alta do 17º colocado nos pontos corridos – só perde para os 31 pontos do Paraná em 2007. Naquela edição, foram necessários 45 pontos para não ser rebaixado para a 2ª divisão.
Enfim, seu time pode escapar da Série B com 45 pontos? Até pode. Mas, analisando pelos números, é bom desconfiar dessa pontuação.