Descobrimos o segredo do Corinthians: repetir a escalação
A superioridade que o Corinthians está demonstrando durante o Campeonato Brasileiro 2017 assusta. Vantagem enorme na liderança, recordes de pontuação, aproveitamento e invencibilidade batidos… Como explicar? É claro que não existe um único motivo para este sucesso, pois um trabalho que traz esse nível de desempenho é resultado de vários setores trabalhando bem. Mas uma estatística em especial se destaca: como o Corinthians conseguiu repetir a escalação durante o 1º turno do campeonato com uma frequência bem maior que os seus adversários.
A ideia desta análise surgiu de um relatório do CIES Football Observatory de junho de 2017. Este estudo mostrava que o Chelsea era o clube que mais repetiu a escalação durante a temporada 2016/2017 na Europa, ou seja, os 11 jogadores que mais atuaram com relação ao total dos minutos disputados pelo clube representavam a maior porcentagem dos minutos (85,5%). Resumindo: o Chelsea foi campeão inglês mantendo um time base, sem alterar muito a sua escalação. Mas e no Brasileirão 2017, quem seria o líder nesta estatística?
Veja a lista abaixo:
O Corinthians no 1º turno liderou este ranking de repetição de escalação com larga vantagem, e com o mesmo percentual do Chelsea na temporada passada (os 11 jogadores mais escalados participaram de mais de 85% dos minutos). Será este o segredo para ser ganhar campeonato de pontos corridos?
Por outro lado, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, que possuem elencos maiores e mais bem avaliados, não conseguiram manter um time base (os 11 mais escalados representam menos de 70% dos minutos do time). As constantes trocas certamente fizeram os times perderem em conjunto e entrosamento, o que ajuda a explicar os resultados abaixo do esperado.
P.S: Ficou curioso para saber qual foi a escalação mais comum do seu time no Campeonato Brasileiro até agora? Selecione seu time abaixo e confira!