Tiki-taka na Liga dos Campeões 17/18: os jogadores que são “os caras”
Posse de bola, passes curtos, movimentação. De que sistema de jogo estamos falando? Do tiki-taka, que tornou-se popular especialmente com o Barcelona de Guardiola e com a seleção espanhola. Pensando em estatísticas e scout de futebol, talvez seja difícil definir um único fundamento que caracterize o estilo de jogo do tiki-taka. Mas se tivéssemos que escolhê-lo, ele certamente seria o passe certo.
Ter no time jogadores que acertem muito passes certamente virou um desejo de todo técnico que planeja seu time para ter o controle o jogo e a posse de bola na maioria do tempo. Por isso, fizemos o estudo dos jogadores que mais acertaram passes na Liga dos Campeões 2017/2018. Para que a comparação seja justa, dividimos os passes certos pelos minutos disputados por cada jogador, e calculamos a média de passes certos por minuto. Veja abaixo quem são os líderes dos passes certos na Champions League até a 4ª rodada da 1ª fase:
Alguns detalhes interessantes:
- Manchester City, Paris e Bayern são os clubes que possuem mais jogadores entre os líderes das posições;
- Toni Kroos, que normalmente lidera esta estatística de passes no futebol europeu, por enquanto tem média de 0,95 (ainda não aparece no TOP 5 dos meias);
- Paulinho, do Barcelona, tem média de 1,03 passes certos por minuto – só não aparece entre os líderes por ter jogado apenas 175 minutos; Sahin, do Borussia Dortmund, seria o líder com 1,11 passes certos por minuto, mas só disputou 150 minutos até agora;
- O goleiro brasileiro Ederson do Manchester City tem 143 passes completos, o que dá uma média de 0,4 por partida! Número muito alto para um goleiro.
Referência: