Brasileirão, La Liga ou Premier League: quem está melhor nos pênaltis? Veja os números

Brasileirão, La Liga ou Premier League: quem está melhor nos pênaltis? Veja os números

A cada vez que o árbitro aponta a marca do pênalti, surge aquela sensação: o gol está próximo. Porém no últimos anos, especialmente no futebol brasileiro, temos visto um desempenho incrível dos goleiros em cobranças de pênalti. Eles cada vez mais estudam a forma de bater dos cobradores, como o lado preferido, e têm tido muito sucesso.

Será que os números confirmam essa nossa sensação que o desempenho dos goleiros no futebol brasileiro está evoluindo em cobranças de pênaltis? Fomos comparar com duas das principais ligas do mundo, a inglesa e a espanhola. Comparando a Premier League 16/17, a La Liga 16/17 e o Brasileirão 2017 (o último em andamento), temos a tabela abaixo, que mostra que o nosso aproveitamento em cobranças de pênalti é realmente o mais fraco:

 

Podemos dizer que, no Brasileirão 2017, a cada 3 pênaltis, 2 resultam em gol. Logo, pênalti no futebol brasileiro está longe de ser garantia de gol!

E o que podemos dizer sobre qual período do jogo são marcados mais pênaltis? Será que os árbitros tem medo de dar pênalti no final dos jogos?

O gráfico abaixo mostra os tempos das cobranças de pênaltis somando os três campeonatos que foram analisados (Campeonato Inglês, Campeonato Espanhol e Campeonato Brasileiro):


Podemos identificar um número maior de pênaltis marcados no final do 1º tempo e do 2º tempo – onde talvez os jogadores estejam mais cansados. Devemos levar em consideração que os acréscimos estão sendo contabilizados nestes intervalos, aumentando o total de minutos disputados. Mesmo assim, o período dos 19 aos 27 minutos do 2º tempo foi o que mais teve pênaltis marcados (momento decisivo do jogo).

E os jogadores, erram mais pênaltis no fim das partidas por causa da pressão do resultado? Confira abaixo o gráfico de pênaltis perdidos:


Percebemos algumas curiosidades:

  • No Brasileirão 2017, ninguém acertou pênalti no começo do 2º tempo; porém, apenas 2 pênaltis foram marcados nesse período. Sendo assim, o intervalo de pior aproveitamento está sendo no final das partidas (44% de erro de pênaltis);
  • Já no Campeonato Espanhol há uma distribuição mais constante, sendo que o período de maior erro de pênaltis é no começo do jogo (do minuto 10 ao minuto 18);
  • E na Premier League a curiosidade fica pela porcentagem de erro no final das partidas: só 6%. Somente 1 pênalti perdido em 15 cobranças. Pelo jeito os jogadores que atuam no futebol inglês tem uma frieza maior que os jogadores do futebol brasileiro…
Comments are closed.