Qual liga nacional tem mais jogadores convocados para seleção?
Comparar a qualidade e o nível técnico dos campeonatos nacionais é sempre uma tarefa difícil. São vários aspectos que podem ser utilizados para a análise. Talvez um deles seja verificar quantos “jogadores de seleção” estas ligas têm. Mas e o raciocínio ao contrário, será que é válido? Analisamos em quais ligas atuam os jogadores convocados pelas principais seleções mundiais, e tentamos assim identificar quais são aquelas seleções que convocam jogadores dos campeonatos mais fortes. Para entender melhor essa comparação, vamos aos gráficos!
Seleções nacionais com mais jogadores de alto nível
Primeira pergunta: em quais ligas nacionais atuam os jogadores de cada uma das oito principais seleções do futebol mundial? Confira no gráfico a seguir:
Ao contrário de Alemanha, França, Espanha e Inglaterra, que não possuem nenhum convocado fora das TOP 5 ligas europeias, a seleção brasileira teve 20% dos convocados jogando em campeonatos que não são considerados os mais fortes. Foram eles:
- Ismaily (Shakhtar Donestk)
- Fred (Shakhtar Donetsk)
- Renato Augusto (Beijing Guoan)
- Anderson Talisca (Besiktas)
- Taison (Shakhtar Donetsk)
Observando este número fica a pergunta: será que a seleção brasileira deve convocar jogadores que ainda não chegaram nos maiores centros do futebol mundial? Veremos na convocação final para a Copa do Mundo de 2018 se esta tendência se confirmará…
Outra curiosidade: todos os convocados pela seleção inglesa jogam na Premier League, o que demonstra a força financeira da liga. Em compensação, apenas 30% dos convocados pela França atuam no campeonato local, e os outros 70% jogam na Espanha, na Inglaterra, na Alemanha ou na Itália (ou seja, em ligas fortes).
Ligas nacionais com mais “selecionáveis”
Agora vamos para a segunda pergunta: qual liga tem mais “jogadores de seleção”? A seguir veja o gráfico mostrando o total de jogadores de cada liga que foram convocados para esta que foi a última convocação antes da Copa do Mundo de 2018 (também considerando as 8 principais seleções):
A Premier League (Campeonato Inglês) vence com larga vantagem, seguida pela La Liga Santander (Campeonato Espanhol) e pela Bundesliga (Campeonato Alemão). Evidentemente o Campeonato Italiano foi prejudicado pela eliminação da Itália (por isso não consideramos a convocação da seleção italiana no levantamento) e acabou ficando apenas na 5ª posição do ranking, com 16 convocados.
Referências:
Abaixo disponibilizamos as convocações das oito seleções que foram utilizadas neste estudo: