O desempenho dos goleiros da seleção brasileira na Europa

O desempenho dos goleiros da seleção brasileira na Europa

Este post consiste em um levantamento das estatísticas dos goleiros que estiveram presentes nas últimas convocações da seleção brasileira e que estão atuando nas principais ligas europeias. A ideia é mostrar quem está em boa forma e quem não chegará tão bem para a Copa do Mundo de 2018. A comparação considera os números da temporada europeia 2017/2018 (liga nacional e Liga dos Campeões). Veja quem está melhor em cada estatística:

goleiro seleção brasileira

Os três goleiros que foram chamados na convocação do Tite para os amistosos contra Rússia e Alemanha são titulares de suas equipes, porém o Valencia de Neto não participou de competição europeia nessa temporada, por isso ele tem menos minutos disputados.

E qual deles sofreu menos gols por seu clube? Como mostra o gráfico a seguir, Ederson tem a menor média de gols sofridos na comparação, e Neto a maior.

Com relação à média de defesas, Alisson vem sendo muito exigido e tem ótimos números especialmente nas finalizações de dentro da área. Já Neto se destaca em defesas em finalizações na pequena área, enquanto Ederson sofre poucos gols e também não precisa fazer tantas defesas durantes as partidas.

Saindo um pouco das estatísticas específicas de goleiros, entramos em uma conhecida qualidade do Ederson: o passe. Mas é importante destacar também a participação do Alisson neste fundamento (mesmo sem ser tão comentado nesse quesito, ele também participa bastante da saída de bola da Roma). Confira os números:

Entrando no detalhe do aproveitamento destes passes curtos os três estão com um ótimo desempenho, até porque se o goleiro errar o passe… é praticamente gol certo do adversário!

Já analisando os passes longos ou lançamentos Alisson arrisca e acerta mais do que Ederson, este que evita as bolas longas. Vale lembrar que o Manchester City é um time que sempre prefere sair com passes curtos pela metodologia de jogo do técnico Guardiola.

De qualquer forma, Alisson tem um ótimo aproveitamento nos passes longos, superior inclusive ao do Ederson. Ou seja, Alisson vem provando que também tem boa habilidade com a bola nos pés.

Conclusão: Alisson e Ederson vem tendo ótimos desempenhos na temporada 2017/2018 e estão se tornando goleiros muito valorizados, já que são jovens e vem tendo bons números em vários critérios. Já Neto vem se destacando pelo alto número de defesas por partida, até por ser muito exigido jogando no Valencia.
Será que os três serão os goleiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018?

Obs: realizamos um levantamento semelhante com os meias e atacantes da seleção. Clique aqui pra conferir!

Comments are closed.