Comparação de faltas cometidas: Brasileirão x Premier League

Comparação de faltas cometidas: Brasileirão x Premier League

Quando assistimos um jogo do Campeonato Brasileiro e uma partida do futebol europeu, muitas vezes ficamos com a sensação que o jogo no Brasil não é tão rápido, tem um ritmo mais lento e muitas paralisações. Já no Campeonato Inglês (só para citar um exemplo) a impressão é que a partida quase não para, que o jogo tem uma dinâmica maior.

Um dos fatores principais para isso talvez seja o número de faltas cometidas pelos times em cada campeonato. Cada vez que o árbitro marca uma falta, o jogo demora a ser reiniciado e perde o ritmo.
Vamos analisar então os números de média faltas cometidas no Brasileirão e na Premier League para entendermos melhor essa diferença?

faltas premier league brasileirão

Inicialmente apresentamos o gráfico de linha com a média de faltas cometidas por jogo nas últimas 3 temporadas do Brasileirão e da Premier League. Veja que a diferença sempre é de aproximadamente 10 faltas cometidas por partida em média.

Mas quanto será que realmente representam estas 10 faltas a mais por jogo?

Para termos a noção real da diferença, apresentamos no gráfico abaixo a média de faltas cometidas por cada clube do Campeonato Brasileiro 2017 e do Campeonato Inglês na atual temporada (2017/2018):

Veja que o time mais indisciplinado da Premier League 17/18 (Everton) tem a mesma média de faltas cometidas que o clube mais disciplinado do Brasileirão 2017 (Corinthians), com 12,3 faltas cometidas por partida. Ou seja, o clubes brasileiros ainda precisam diminuir muito o total de faltas para que o futebol brasileiro tenha se aproximar da média de faltas cometidas na Premier League!

Essa diferença disciplinar tão grande certamente reflete no tempo total de bola rolando na comparação entre as ligas, já que nem sempre os acréscimos compensam o tempo de paralisação das faltas. E isso certamente é um fator que pode influenciar a preferência do torcedor na hora de escolher entre um campeonato ou outro.

Fonte:

Whoscored – Premier League 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018
Globo Esporte.com – Estatísticas do Brasileirão 2015, 2016 e 2017

Comments are closed.