Número de jogos dos times brasileiros: a evolução ao longo do tempo

Número de jogos dos times brasileiros: a evolução ao longo do tempo

O calendário do futebol brasileiro é sempre alvo frequente de críticas de todos os envolvidos. O número de jogos que os clubes disputam em uma temporada chama a atenção na comparação com outros países. Neste contexto surgem algumas questões: o que faz o calendário do futebol brasileiro ter tantos jogos? Essa alta quantidade de partidas sempre ocorreu, ou o total de jogos aumentou recentemente?

número de jogos no futebol brasileiro

Para entendermos melhor a realidade através dos números geramos então o gráfico a seguir, onde contabilizamos o total de jogos oficiais do Flamengo em cada ano nas últimas 30 temporadas. Poderíamos ter escolhido qualquer outro clube do futebol brasileiro, já que a evolução das partidas seria semelhante. O importante aqui é observarmos o total de jogos disputados por cada tipo de competição (estadual, regional, nacional e continental) e o total geral.

Prestando atenção no eixo Y do gráfico podemos perceber que a partir dos anos 2000 o Flamengo sempre disputou 60 partidas ou mais e que, no período anterior, o número de jogos oficiais por ano era um pouco menor (torneios amistosos completavam o calendário). Conseguimos notar também que até 2002 o número de jogos das competições estaduais e regionais era bem próximo e algumas vezes até maior que das competições nacionais. Por exemplo, em 1999 o Flamengo disputou 26 partidas em competições estaduais/regionais (Campeonato Estadual e Torneio Rio-São Paulo) e 31 partidas de competições nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil). A partir de 2003, com a mudança da fórmula de disputa do Brasileirão para pontos corridos, a distância aumentou consideravelmente. Confira em detalhes no gráfico abaixo:

Logo podemos constatar observando os dois gráficos acima que o total de partidas disputadas não mudou muito ao longo dos últimos 20 anos, porém houve uma clara inversão: aumento dos jogos em nível nacional e redução dos estaduais.

Podemos dizer então que considerando apenas o total de jogos nacionais e continentais, o futebol brasileiro atual está bem semelhante ao futebol europeu. O Barcelona, por exemplo terminará a temporada 2017/2018 com 49 jogos de nível nacional (Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa) e 10 jogos de nível internacional (Liga dos Campeões), números bem parecidos com os que vimos nos gráficos do futebol brasileiro. Porém a diferença no final sempre se dará devido às competições estaduais, que ocupam na atualidade pelo menos 15 datas do nosso calendário. Mesmo com a diminuição das competições regionais ao longo do tempo, elas ainda preenchem um espaço considerável, fazendo com que alguns times disputem mais de 80 partidas em uma única temporada, como ocorreu com o Flamengo em 2017.

Referências:

Comments are closed.